Frete Grátis – Acima de R$ 299,90 para todo Brasil.

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Lifestyle / Qual a diferença entre Casaco e Jaqueta?

Qual a diferença entre Casaco e Jaqueta?

diferença entre casaco e jaqueta

Você já se perguntou qual a diferença entre casaco e jaqueta? ambos são indispensáveis em um guarda-roupa de outono/inverno, mas eles têm, sim, algumas diferenças. para cada mood, tem uma opção diferente para colocar para jogo e criar combinações incríveis.

Neste texto, além de explicar a diferença entre os dois modelos, também trouxe algumas dicas de como usá-los e ideias de looks para você se inspirar. Vem comigo!

Diferença entre casaco e jaqueta

Os casacos são mais pesados e geralmente são mais longos, com comprimento que pode ir até a cocha ou o joelho. Já as jaquetas são mais leves e curtas, geralmente indo apenas até a altura do quadril.

Porém, não existe uma regra rígida quanto à nomenclatura dessas peças. Muitas pessoas usam jaqueta e casaco para significar a mesma coisa.

A seguir, trouxe alguns exemplos de jaquetas e casacos de diferentes tecidos para você entender melhor e descobrir qual é o seu estilo favorito.

Tipos de jaqueta para investir

Jaqueta jeans

A jaqueta jeans é um clássico. Quem nunca teve uma no guarda-roupa, não é mesmo? Essa peça já esteve presente em muitos capítulos da história, sendo usada de diferentes formas ao longo do tempo.

No final do século 19, a peça foi criada pensando exclusivamente no vestuário de trabalho. No entanto, ela logo conquistou as produções do velho oeste americano na primeira metade do século seguinte, e começou a ganhar fama de rebelde tanto nas ruas quanto nas telas de cinema.

Ao longo dos anos, o estilo western cedeu lugar à rebeldia, especialmente a partir dos anos 60. Depois disso, a peça já havia se tornado um sucesso popular e um item essencial no guarda-roupa, como é até hoje.

Use com vestidos, calça jeans (bem no mood all jeans!), calça de alfaiataria e muito mais!

Jaqueta Puffer

A jaqueta puffer está fazendo muito sucesso no streetwear e nas redes sociais! Descolada, moderna e quentinha, ela tem como característica principal os “gominhos” acolchoados devido à técnica utilizada em sua confecção.

Trata-se de um modelo mais volumoso e ousado, mas que se adapta a diferentes estilos. Selecionei algumas inspirações para você:

Aqui na Menina Shoes você encontra diversas opções de jaquetas puffer! Selecionei algumas para você escolher:

Jaqueta de PU

A sigla PU significa poliuretano, um material flexível e resistente que tem aparência similar ao couro. Sabe aquelas jaquetas que chamamos de “jaqueta de couro sintético” ou “jaqueta de couro fake”? Então, é dessas que estou falando! Além de mega estilosas, elas não usam materiais de origem animal, o que é bem melhor, né? ❤️

As jaquetas de PU são versáteis e podem ser usadas em diversas combinações. As peças que você usar para complementar o look serão decisivas para a mensagem que você deseja passar com a combinação, seja mais ousada, rocker, despojada, etc. Esse tipo de jaqueta é ideal para quando você quiser se sentir poderosa e confiante, já que ela faz toda a diferença no look.

Confere só algumas ideias:

Jaqueta corta vento

Também conhecida como Windbreaker, a jaqueta corta vento é um item indispensável em qualquer guarda-roupa! Basicamente, como o próprio nome sugere, esse tipo de jaqueta serve para proteger o corpo do vento. Muito usada por atletas e entusiastas de atividades ao ar livre, além de proteger contra o vento, esse modelo também reduz a sensação de frio, mas não é eficaz em temperaturas extremas – é recomendado para uso em climas moderados.

A jaqueta corta vento pode ser feita de diversos materiais, mas a regra principal é que o tecido seja sintético e leve. As opções incluem poliamida, tactel e poliéster.

Nos últimos anos, a jaqueta corta vento deixou de ser usada apenas pelos benefícios que oferece, mas também se tornou um item de moda, deixando os looks mais estilosos. Nessa vibe, várias marcas começaram a lançar jaquetas corta-vendo coloridas, estampadas e bastante ousadas.

Leia também: As 10 melhores Jaquetas The North Face Para o Inverno 2024

Aqui na Menina Shoes você também encontra opções de jaquetas corta-vento! Selecionei algumas:

Leia também: 10 Dicas para ficar quentinha e estilosa no inverno 2024

Tipos de casacos para escolher

Casaco tweed

O tweed é um tecido robusto criado no final do século XIX na região do rio Tweed, na Escócia, de onde recebeu seu nome. Originalmente, o tecido era predominante no guarda-roupa masculino, mas nos anos 50, graças à estilista francesa Coco Chanel, ele foi adotado pelo público feminino – sabe os terninhos da Chanel? Eles são feitos com esse tecido!

O tweet também é muito usado para fabricar casacos, dando vida a modelos elegantes, descontraídos e confortáveis. Inclusive, um dos benefícios desse tecido é a possibilidade de produzí-lo em diferentes estampas, como o clássico xadrez.

Trench coat

Também chamado de sobretudo, o trench coat é uma super tendência para o outono/inverno. Criado no século 19 pelos próprios militares, hoje é um item indispensável no guarda-roupa de quem vive em locais mais frios, já que agrega conforto e estilo às combinações.

Normalmente feito de gabardine, algodão e/ou lã, este é um item clássico que pode permanecer no seu guarda-roupa por muitos anos.

Casaco teddy

O casaco teddy veio para ficar! Ele tem esse nome por ser feito de um tecido macio e felpudo, semelhante ao de um ursinho de pelúcia. É ideal para quem busca roupas quentinhas, fofinhas e que sejam mega estilosas.

Com o crescimento da tendência dos casacos teddy nas redes sociais e no street style, grandes fashionistas e celebridades começaram a surgir com o modelo. Eles aparecem em versões coloridas, estampadas, cropped e até mesmo longas, que lembram bastante um trench coat.

Confere só algumas ideias de looks fashionistas com casaco teddy:

Casaco Parka

O casaco parka também está entre nós há muitos anos, mas nunca perde a sua relevância! Versátil, confortável e com o poder de deixar qualquer look mais despojado, é um dos favoritos das mais estilosas!

Um ponto interessante da parka é a variedade: há modelos grossos para o inverno e versões mais leves para usar em outras estações, especialmente em noites amenas.

Então, este texto respondeu sua pergunta sobre a diferença entre casaco e jaqueta? Me conta nos comentários!

Leia também: Como Usar Look com Coturno no Inverno 2024

É seguro comprar na Menina Shoes?

Loja Menina Shoes é 100% confiável. Estamos em operação há mais de 14 anos, oferecendo produtos originais e de qualidade. Somos uma loja multimarca e temos disponíveis as principais marcas do mundo da moda, entre elas a Veja ShoesVansKiplingDieselMelissaNikePumaFarm, entre outras. 

Além disso, seguimos rigorosos protocolos de segurança, temos certificado pelo Google Vtex PCI Certificated Security. As suas compras online estão 100% seguras no nosso site, pois garantimos a segurança dos seus dados seguindo as normas da LGPD

Temos um cupom exclusivo para os leitores do blog no site da Menina Shoes. Com o cupom BLOG12 você ganha 12% de desconto no site na primeira compra, exceto para produtos Veja e Vert.

Um beijo, e até o próximo post! 🖤