Postado 25 de agosto de 2022 em Fique por dentro, Lifestyle, Moda por Aysha Guimarães
Moda é expressão, resiliência, liberdade e inúmeros outros sinônimos. O mundo fashion nos permite ter uma identidade singular, mas para muitas pessoas o padrão de gênero ainda se faz presente. Sendo um reflexo social, a moda agênero é sobre peças de gênero neutro, o que vai além de quebrar estereótipos como “meninos usam azul e meninas usam rosa” ou então “homens precisam usar peças largas e mulheres peças acinturadas para demonstrar sua feminilidade”.
Prezando a personalidade e a vontade de usar uma peça específica que em sua maioria não entra estereótipos estabelecidos, a moda agênero proporciona essa liberdade fazendo com que se torne cada vez mais normal romper essa cultura pré-estipulada do que homens e mulheres podem ou não vestir, assim nos mostrando que podemos usar o que quisermos sem medo.
Hoje vou te apresentar 10 celebridades que quebraram e ainda quebram esse padrão de gênero imposto a nós por décadas! Ficou curiosa? Continue aqui e saiba mais. ❤
Jonathan McDonald Van Ness, conhecido por suas iniciais, JVN, é um cabeleireiro americano, podcaster, ativista, ator, autor e apresentador de televisão. Seus looks são icônicos e representam bem sua personalidade, com tecidos mais leves e coloridos além dos saltos altos, JVN é uma grande referência na moda agênero.
Marcella Rica é atriz, cantora e diretora brasileira, que ficou mais conhecida em 2011 ao dar vida a personagem Babi, na 19ª temporada de “Malhação”. Marcella é uma inspiração para mulheres brasileiras que se identificam com a moda agênero, ela nos mostra que ser estilosa vai além de só usar uma roupa, é sobre ter uma identidade e se expressar através dela.
Elton Hercules John é um pianista, cantor, compositor e produtor britânico, sua música de maior sucesso é “Your Song”. Elton tem grande impacto na moda há décadas quando fez um show em 1984 usando um vestido de rainha. Sua marca registrada são suas roupas cheias de brilhos, paetês e lantejoulas quebrando fortemente o estereótipo de que homens precisam usar roupas sérias sem muitas cores ou brilho.
Ruby Rose Langenheim é atriz, modelo, apresentadora e DJ australiana. Ruby é uma das maiores referências femininas na moda agênero do mundo, ela é um exemplo nítido de que mulheres podem sim se inserirem neste life style sem perder sua feminilidade ou essência.
Montero Lamar Hill, conhecido por seu nome artístico Lil Nas X, é um rapper, cantor e compositor norte-americano de 23 anos. Lil ganhou destaque com o lançamento de seu single de country rap “Old Town Road”. Assim como Ruby Rose, Lil Nas X é uma das maiores referências masculinas na moda agênero. Ele é conhecido por quebrar padrões de gênero em seus álbuns e clipes, no seu álbum “Montero” o rapper em uma jogada de marketing, simulou uma gravidez.
Outra referência internacional é a cantora e compositora estadunidense Billie Eilish Pirate Baird O’Connell, comumente conhecida como Billie Eilish. A cantora já foi alvo de várias críticas em sites e revistas por usar roupas mais largas e consideradas “masculinas”. Hoje, além de na moda agênero, Billie também é uma forte referência no street style.
Samuel Frederick Smith, famoso Sam Smith, é uma personalidade britânica que trabalha como musicista e cancionista. Smith venceu quatro Grammy Awards, um Globo de Ouro, um Oscar e três BRIT Awards durante a carreira. Em outubro de 2019 Sam se assumiu não-binário e virou centro dos holofotes quando usou vestido “feminino” e maquiagem na primiação Virgin Atlantic Attitude Awards.
Influenciadora brasileira, Pietra de Pinho ficou conhecida por seu canal no youtube “Hormônios” em 2011 onde compartilhava vlogs de seus dias e todo o seu processo de assumir-se lésbica. Hoje Pietra é digital influencer e compartilha sobre sua vida atual e conselhos no instagram.
Billy Porter é um ator, cantor e cineasta estadunidense e atualmente um dos maiores ícones fashion reconhecido mundialmente. Billy é considerado um pioneiro na moda agênero, após ele grandes nomes como Harry Styles surgiram. O ator usa os looks mais icônicos em premiações e eventos se tornado assim a maior figura de representatividade na moda agênero.
Brigette Lundy-Paine atua em séries e filmes norte-americanos, sendo popular principalmente por interpretar Casey Gardner na série de televisão Atypical.Brigette também se define como uma pessoa não-binária. Atualmente tem sido foco de ataques nas redes sociais por sua identificação.
A moda agênero está cada vez mais presente, estes são alguns famosos reconhecidos por sua identificação de genêro e que usam a moda como meio de expressão. 🤍
Me conta, se identificou com algum desses famosos? Na minha opinião como estudante de Moda, ter famosos como referência é extremamente importante, eu amo acompanhar Billy Porter, os looks dele são sensacionais!