Postado 3 de abril de 2023 em Fique por dentro por Joyce Vieira
Você sabia que a Warner Bros em parceria com a Amazon vão lançar um filme contando a história do Nike Air Jordan? O filme conta a história da parceria lucrativa entre o jogador de basquete Michael Jordan e a Nike, que foi a origem do tênis. O elenco do longa conta com nomes de peso, como os de Matt Damon, Ben Affleck — ator e diretor—, Viola Davis, Jason Bateman e Marlon Wayans.
Michael Jeffrey Jordan hoje é empresário, mas já foi um jogador de basquete. É considerado por muitos um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos. Já foi eleito o melhor jogador da temporada regular de basquete cinco vezes, melhor jogador em finais em seis títulos do Bulls, participou de 13 NBA All-Star Game e foi o melhor jogador do All-Star Game três vezes. Além de tudo isso, tem uma média de pontos que provam sua superioridade: 30,1 pontos em quinze temporadas. Entre muitas outras conquistas.
O filme acompanha Matt Damon e Ben Affleck interpretando os executivos da Nike, Sonny Vaccaro e Phil Knight, respectivamente. Eles convencem o então novato Michael Jordan a assinar com a Nike em 1980. O jogador já tinha muito potencial na época, mas será que eles imaginavam que ele se tornaria um dos maiores jogadores de basquete no mundo, enquanto jogava pelo Chicago Bulls?
No longa, Jordan fica em segundo plano e o destaque fica com os profissionais da Nike buscando fechar o contrato. A mãe do atleta, Delores Jordan (Viola Davis), também tem um destaque, já que aparentemente ela teve um pouco da responsabilidade de convencer o jogador a fechar com a empresa.
AIR: A História Por Trás do Logo é baseado na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro, e do fundador da Nike, Phil Knight . Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
Michael Jordan na época não era o maior fã dos tênis da Nike, preferindo os da Adidas e Converse, que eram os tênis que ele calçava na infância. Jordan achava a entressola alta demais, o que fez com que o designer Peter Moor decidisse reduzir o tamanho, marcando assim uma nova era para a Nike. A empresa conseguiu convencer o astro do basquete e os tênis Air Jordan 1 foram enfim colocados à venda em 1985, e foi o primeiro de muitos modelos.
O design final foi um calçado próprio para basquetebol, com cano alto cobrindo o tornozelo. Na lateral a primeira logo da Air Jordan com uma bola de basquete e asas se destacava.
A partir de 1987 a logo passou a ser a silhueta do Michael Jordan saltando pelo ar, prestes a colocar uma bola na cesta. Por esse motivo a linha Nike Air Jordan 1 retro não vem com esse logo, pois ele apareceu somente a partir do Air Jordan 3.
No início a NBA não gostou muito do modelo OG do Air Jordan 1, citando que estavam desrespeitando as regras. O modelo era de um preto e vermelho intenso e chamativo, enquanto os tênis tradicionais tinham a base branca e detalhes das cores das equipes. Porém, a polêmica serviu como mais uma publicidade para os calçados, que se tornou mais popular ainda e inspirou a Nike a criar a campanha “Banned” (banido), que fez o maior sucesso.
O filme estreia no dia 06 de abril de 2023, próxima quinta-feira, exclusivamente nos cinemas. Após isso, o longa ficará disponível na Amazon, mas ainda sem data confirmada.
Me conta nos comentários se você vai assistir ou se já assistiu o filme.
Um beijo, e até o próximo post! 🖤