Postado 11 de maio de 2023 em Fique por dentro, Moda por Janaine Bagatini
Se você está atento às tendências do mundo da moda, talvez tenha ouvido falar sobre Quiet Luxury nos últimos dias. Um dos motivos para a tendência do “Luxo Discreto” estar em alta é a popularidade de Succession, série de sucesso da HBO, que está se encaminhando para a quarta e última temporada.
Os trajes usados pelos personagens da série fornecem muita informação sobre o assunto. Na trama, Shiv Roy é a única mulher entre os herdeiros do fictício império Waystar Royco e traz diversos figurinos com essa proposta.
Mas o que é Quiet Luxury? Como citei anteriormente, a tradução literal é Luxo Discreto, porém, definir esse termo de forma simples pode ser difícil. O Quiet Luxury não é somente uma estética, mas sim uma atitude ou estado de espírito. Essa tendência remete ao minimalismo dos anos 90 e se baseia na ideia de peças básicas de alta qualidade, indo contra logotipos ou tendências passageiras e focando em versatilidade e durabilidade.
No Quiet Luxury as peças são produzidas por marcas preocupadas com a qualidade, discrição, luxo e atemporalidade. Mas não confunda-se: o Quiet Luxury é diferente do Old Money, termo usado para descrever as pessoas que vêm de famílias abastadas e que possuem uma riqueza que foi acumulada ao longo de várias gerações.
A estética Old Money é um estilo de vida que é associado a essa classe social e suas tradições. O estilo também traz roupas clássicas e atemporais, com ênfase na qualidade dos materiais e no acabamento impecável, porém, trata-se de uma estética relacionada aos herdeiros com fortunas derivadas da Revolução Industrial.
O Quiet Luxury é mais ligado à moda e a quem tem milhares de dólares na conta. O estilo tem aversão a logotipos, estampas muito chamativas e à ostentação. As marcas associadas ao Quiet Luxury são extremamente elegantes e discretas – o famoso “quem sabe, sabe”. Algumas grifes que se conectam com o Quiet Luxury são MaxMara, Loro Piana, Jil Sander e Hermès e a Bottega Veneta.
O estilo pode ser exemplificado por meio dos looks do elenco de Succession, principalmente de Shiv Roy. Selecionei alguns deles para você entender melhor:
No início da série, a personagem Shiv Roy tinha figurinos mais simples e compatíveis com sua então realidade. No entanto, após entrar para os negócios da família, seu estilo mudou, passando a usar um corte bob estruturado, roupas refinadas e acessórios cuidadosamente selecionados. Os tons terrosos e nude também têm destaque em suas composições, o que é muito comum no Quiet Luxury. Essas peças podem ser combinadas entre si ou usadas no tom sobre tom.
Nos últimos tempos, o tema Quiet Luxury esteve em evidência no mundo da moda e gerou discussões sobre um desejo alarmante de ostentar uma imagem específica de pessoas ricas, milionários, bilionários e filhos de milionários. Isso porque a tendência está em evidência, também, entre pessoas que não fazem parte dessas classes sociais. Muitos especialistas apontam que essa tendência tem menos a ver com estética e mais com uma tentativa de controlar como as pessoas são percebidas em seus ciclos sociais.
Contudo, muitos especialistas afirmam que o Quiet Luxury não pode ser considerado uma simples tendência, mas sim um reflexo da mudança no comportamento das marcas de luxo. Ao que parece, o mercado está seguindo um caminho diferente, com mais ênfase em peças duráveis e menos compras impulsivas, com um enfoque na sustentabilidade. A ideia é oferecer peças atemporais de maior qualidade, que possam acompanhar as pessoas por mais tempo. Com isso, essas peças devem ser mais básicas e versáteis, podendo assumir vários papéis em um mesmo guarda-roupa e ser facilmente combinadas com outras peças.
Apesar de ter a discrição como foco, o assunto Quiet Luxury ganhou destaque nos últimos dias. No TikTok a #QuietLuxury tem mais de 98.8 milhões de visualizações.
No Quiet Luxury o conforto também tem destaque. As combinações geralmente são simples, mas costumam ter algumas peças que se destacam, como um colar com pingente grande, um chapéu ou um casaco sobretudo.
Para você entender melhor o Quiet Luxury, selecionei alguns looks. Confira abaixo:
As roupas desse estilo costumam ser confeccionadas em tecidos como seda, cashmere, lã e algodão puro. As peças são bem cortadas e ajustadas ao corpo, sem exageros ou excessos. Cores neutras e suaves, como branco, creme, cinza e preto, são frequentemente usadas para criar uma paleta elegante e discreta.
O acabamento e os detalhes das roupas também são muito importantes. Os botões, zíperes e outros elementos de fixação são cuidadosamente selecionados para serem funcionais e elegantes. As costuras são bem feitas e muitas vezes invisíveis, proporcionando um acabamento impecável.
No geral, o Quiet Luxury é um estilo de moda que é sofisticado e discreto, com uma atenção meticulosa aos detalhes e à qualidade dos materiais. É ideal para pessoas que buscam um estilo de vida elegante e refinado, mas que não querem se destacar por excentricidades ou excessos.
Para finalizar, selecionei alguns produtos disponíveis na Menina Shoes que têm tudo a ver com o Quiet Luxury para você escolher:
O que você acha desse estilo? Ele tem a ver com o seu estilo pessoal? Me conte nos comentários!
Até o próximo post! ♡