Postado 20 de outubro de 2022 em Fique por dentro, Moda por Lorrayne Perozzo
Atriz, modelo, cantora, ícone de beleza e de moda, Marilyn Monroe é lembrada até hoje, 60 anos após sua morte, como uma mulher à frente do seu tempo. Embora tenha vivido apenas durante 36 anos, Marilyn marcou toda uma geração e continua sendo relembrada por diversos pelo seu talento, inteligência e beleza.
Nascida Norma Jeane Mortenson, Marilyn foi símbolo de representatividade feminina nos anos 50, quando o comportamento e a sexualidade das mulheres era muito reprimido e julgado. Considerada um sex symbol, Marilyn Monroe se tornou o padrão de beleza da época.
Diferente de hoje, nos anos 50 o corpo padrão não era o mais magro possível. Na época, a barriga negativa não era nem mesmo almejada, isso veio alguns anos depois.
Marilyn era magra, mas tinha o que chamamos de “corpo real“, e a barriguinha era, inclusive, parte do padrão. Os anos 50 foram marcados por um padrão de beleza de cintura fina, quadris largos e cabelos loiríssimos.
Quem não conhece a icônica foto da Marilyn Monroe usando um vestido branco plissado sendo erguido pelo vento? A foto tirada em setembro de 1954 pelo fotógrafo Sam Shaw e ficou famosa no mundo todo.
Parte da cena do filme “The Seven Year Itch“, a personagem de Marilyn Monroe passeava com o seu par romântico pelas ruas de Nova York, até que ela passa por uma grade de metrô, onde uma máquina de vento por debaixo da grade sobrava o vestido da atriz.
A foto consolidou Marilyn Monroe como sex symbol e a cena se tornou uma das mais famosas, tanto do cinema, quanto da fotografia.
O vestido pink de cetim é de uma cena super famosa, quando a personagem Lorelei Lee, interpretada por Marilyn Monroe, sobe ao palco cheia de diamantes e canta a música “os diamantes são os melhores amigos de uma mulher”.
O mais interessante é que o vestido que é lembrado quase não foi usado, pois foi um improviso. O vestido original era muito mais revelador, porém pouco antes da cena, fotos nuas de Marilyn Monroe surgiram na mídia e se tornaram um escândalo. As fotos haviam sido tiradas em um ensaio, alguns anos antes, mas o falatório foi tanto que resolveram mudar o look da atriz.
O vestido dourado longo e plissado também foi feito para o filme “Os homens preferem as loiras”, mas as cenas foram cortadas do filme. Porém, Marilyn gostou tanto do vestido que usou ele na vida real em outras ocasiões.
Conhecido como “Birthday Dress“, o vestido brilhante de Marilyn Monroe foi usado no aniversário de 45 anos do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.
O vestido colado ao corpo e cheio de brilho chamou a atenção de todo mundo que estava no evento, principalmente quando Marilyn subiu ao palco para cantar “Parabéns para você“, para o presidente.
No Met Gala de 2022, Kim Kardashian usou o mesmo vestido, que estava guardado desde a morte da atriz, que aconteceu 3 meses após a festa de aniversário de John Kennedy.
Marilyn usou vários looks atemporais que podem facilmente ser usados nos dias de hoje, um grande exemplo foi Kim Kardashian ter usado o mesmo vestido que a atriz usou há 60 anos atrás. Além disso, nos looks mais famosos, podemos perceber um detalhe nas roupas de Marilyn Monroe que está super em alta novamente, que são os vestidos e saias plissadas.
Mas além dos looks mais exuberantes, Marilyn também era referência nas roupas mais usuais e do dia a dia. Vem conferir!
O filme é baseado no livro best-seller de Joyce Carol Oates, o filme é classificado como uma biografia fictícia, ou seja, mistura partes reais da história de Marilyn com cenas de ficção. A trama segue toda a vida de Marilyn, desde a infância, quando ela ainda é Norma Jeane Mortenson, até ela se tornar uma das figuras mais conhecidas de Hollywood, como Marilyn Monroe.
Quem interpreta Marilyn no filme é Ana de Armas, atriz cubana que já fez filmes famosos como “007 – Sem tempo para morrer“, “Entre facas e segredos“, entre outros.
Qual o seu look da Marilyn Monroe preferido? Você já assistiu ao filme Blonde? Me conta aqui nos comentários!
Beijo, beijo e até o próximo post!