Postado 9 de dezembro de 2022 em Beleza, Moda por Joyce Vieira
Durante muito tempo a indústria da moda focou apenas em um tipo de corpo na hora de criar as roupas. Enquanto as mulheres magras tinham milhares de itens fashions à disposição, as mulheres gordas ficavam com roupas básicas e muitas vezes sem estilo — isso quando encontravam.
Ultimamente, esse aspecto vem evoluindo bastante, com algumas marcas trazendo opções lindas e cheias de estilo para todos os corpos. As roupas plus size — tamanho grande traduzindo do inglês — vem ganhando os cabides de várias lojas ao redor do mundo.
É extremamente importante que cada vez mais as marcas invistam nas roupas para todos os corpos, não só colocando vários tamanhos de um mesmo modelo, mas investindo em tecidos e modelagem que valorizem e sejam confortáveis nos corpos gordos.
O termo divide opiniões. Há pessoas que adoram, e acham que facilita muito na hora de encontrar roupas, seja de forma online ou comprando em lojas físicas. Outras não gostam muito do termo, e preferem evitá-lo.
O importante é se lembrar que esse é um termo criado para classificar produtos, principalmente na moda, e não pessoas. Por mais que algumas mulheres possam achar empoderador, outras podem achar que estão sendo classificadas apenas pelo corpo que possuem.
O termo se popularizou nos Estados Unidos e vem ganhando espaço no Brasil, pois as roupas que antes eram dominadas como “tamanhos grandes” costumavam não se atentar muito a valorizar o corpo gordo, e sim escondê-lo.
A cantora Rihanna foi uma das pioneiras em dar uma atenção maior para a moda plus size. A cantora já era dona da Fenty Beauty — marca de maquiagem, que tinha o intuito de contemplar todos os tipos e tons de pele — e entrou também no mercado das lingeries com a Savana x Fenty em 2018.
O último desfile da marca contou com um show da cantora Anitta e trouxe modelos com diversos tipos de corpos na passarela entre as árvores.
Quando vemos somente um determinado tipo de corpo à nossa volta, tendemos a achar só ele bonito. Por isso é importante a representatividade, e procurar seguir nas redes sociais pessoas parecidas com a gente, ficando assim até mais fácil se inspirar e não se comparar tanto.
A Jojo Todynho — ou Jojo Maronttinni — é uma cantora, apresentadora e vencedora do reality A Fazenda em 2020 que recentemente desfilou no São Paulo Fashion Week, esbanjando simpatia. Jojo desfilou no primeiro dia da Semana de Moda de São Paulo pela marca baiana Meninos Reis.
A Ju Romano é uma blogueira e influencer com inspirações lindas de looks plus size. Ela é repórter de beleza e moda, além de ter um canal no Youtube com várias dicas das melhores lojas e marcas da moda plus size.
A Ray gosta um look babadeiro, que chama a atenção e mostra muita pele. Ela adora colocar o corpo para jogo e posta vários looks babadeiros, principalmente para festivais.
A Lizzo é cantora, compositora e rapper norte-americana, que vem ganhando cada vez mais ouvintes. A cantora não tem medo de ousar e mostrar sempre o quanto todos os corpos são lindos e podem arrasar nos looks!
A Maqui é designer e por muito tempo trabalhou na revista Capricho, até que em 2013 fundou junto com a Karol Pinheiro a Yay Produções — agência de criação de conteúdos para internet — e hoje, além de continuar trabalhando com a Karol, é criadora de conteúdo.
A Bells é uma produtora de conteúdo que mostra que diferente do que muitas pessoas pensam, mulheres gordas não precisam ter um estilo discreto. ELA ARRASA!
A Jéssica já disse que o lema dela é “transformar vidas através da construção da autoestima” e posta vários looks com seu visual rocker cheios de criatividade.
Me conta nos comentários seu look plus size preferido.
Um beijo e até o próximo post! ♥️