Postado 16 de março de 2023 em Moda, Tá rolando na loja por Joyce Vieira
A Fjällräven é uma marca queridinha na Europa. Em 2012 ela chegou nos Estados Unidos e mais recentemente no Brasil. Se você, assim como eu, ficou na dúvida sobre o nome da marca, ela se pronuncia “fiál-ráven” e quer dizer “A Raposa do Ártico” raposa que também é retratada na logo.
O criador da marca, Åke Nordin, teve uma infância marcada pela cultura sueca, principalmente pela filosofia da “vida ao ar livre”. A Suécia é um país muito ligado à natureza, com milhares de quilômetros de trilhas, centenas de abrigos, albergues e estações de montanha. E foi essa identidade que o Ake Nordin decidiu explorar quando criou a marca em 1960.
Desde então a Fjallraven é comprometida em proporcionar que as pessoas aproveitem ao máximo a vida ao ar livre, com produtos produzidos para serem simples, práticos e eficientes, sem perder a qualidade e deixar o meio ambiente de lado. A marca trabalha para desenvolver equipamentos funcionais e duráveis, prezando sempre a responsabilidade com a natureza, animais e pessoas que amam a vida ao ar livre.
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A Fjallraven tem como fonte de inspiração a natureza, se estendendo a toda a escolha de materiais que serão usados na produção. Os materiais que não são desenvolvidos internamente, são comprados dos melhores fornecedores para estarem sempre comprometidos com a preservação de recursos e desenvolvimento sustentável.
Os pilares de sustentabilidade da Fjällräven são: design sustentável, materiais sustentáveis, produção sustentável, redução do desperdício de materiais e economia de energia. Na produção também é utilizado 100% de algodão orgânico e 100% de poliéster reciclado.
Além disso, a marca usa material de origem animal somente quando não há material sintético artificial que pode ser usado fornecendo a mesma funcionalidade. E mesmo nesses materiais de origem animal existe uma preocupação que os fornecedores tratem seus animais humanamente.
No final da década de 70 a Fjallraven criou a mochila Kånken (se pronuncia “Konken”). Ela foi projetada para crianças em idade escolar após a crescente de relatos de crianças sofrendo com dores nas costas com a utilização de mochilas tradicionais. Foi após ler sobre estatísticas que mostravam que quase 80% da população sueca já tinham ou iriam sofrer com dores nas costas em algum momento da sua vida que o proprietário da marca começou a elaborar um produto com o intuito de auxiliar na resolução do problema.
Foi então que nasceu a Kånken, uma mochila leve e espaçosa, fabricada a partir do tecido Vinylon F. Além do design que conta com compartimento principal espaçoso, bolso frontal e laterais, a bolsa ainda é resistente ao toque e repelente a água. Após mais de 40 anos o design da mochila continua o mesmo, tendo várias opções de cores diferentes para escolher — ou colecionar.
A marca criou também a mochila Re-Kånken que tem praticamente o mesmo design da Kånken comum, mas é feita com garrafas plásticas recicladas, além de usar menos água e produtos químicos na hora da coloração.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais da Fjällräven? Fica de olho porque logo logo ela chega no nosso site. Enquanto espera, confira uma lista com 20 opções de mochilas tão lindas quanto as da Fjällräven.
Um beijo, e até o próximo post! 🖤