Postado 21 de outubro de 2022 em Fique por dentro, Lifestyle por Joyce Vieira
As festas juninas são comemorações que acontecem em junho no Brasil, porém, a origem da festividade, segundo pesquisadores, têm origem nos antigos povos germânicos e romanos. A festa tem origem pagã, onde os povos que habitavam as regiões campestres, prestavam homenagens a diversos deuses para pedir por boas plantações, colheitas, fertilidade, etc. Geralmente os ritos — com aspecto de festividade — aconteciam durante a passagem do inverno para o verão, que no local acontece no mês de junho.
Com a colonização do Brasil, as festividades foram se estabelecendo por aqui e ganhando um aspecto próprio. Além de manter algumas características herdadas da Europa, como a celebração dos dias dos santos, também mesclaram elementos típicos do interior e de tradições sertanejas. Então, as comidas típicas, danças e brincadeiras, se refletem de milênios de tradições diversas fundidas.
Para preparar uma festa é preciso pensar em alguns detalhes, como a decoração, comida, música e brincadeiras.
Uma das mais simples de fazer e muito gostosa é a pipoca. Só separar em saquinhos após o preparo e disponibilizar para os convidados. Além disso, pode ser feita a versão doce ou salgada. Que delícia!
Bolo de milho, milho cozido, curau, mingau, pamonha, as opções com milhos são infinitas e casam perfeitamente com a festa. Entre todas as opções é só escolher a sua preferida!
O cachorro quente é um clássico em qualquer época do ano, mas durante as festas têm um sabor ainda mais especial. Ótimo para quem está preparando a festa e não tem muito tempo.
As festas juninas contam com várias opções de doces, sendo possível comprar ou fazer em casa. Só escolher entre a paçoquinha, pé de moleque, doce de abóbora ou batata, além da pamonha, curau e bolos.
Na decoração, além dos tradicionais painéis de festas, é bom usar e abusar de bandeirinhas de festa junina, chapéu de palha, bonecos de espantalho, além da tradicional fogueira.
A playlist da sua festa deve contar principalmente com músicas de forró e sertanejo. A Jiripoca vai Piar do Daniel, Bate o Pé da dupla Rio Negro e Solimões e Esperando na Janela do Gilberto Gil são algumas entre muitas que não podem faltar na playlist.
Obs: claro que nada impede de colocar um pouquinho de pop e funk para curtir na festa.
Na típica festa junina brasileira existem vários tipos de brincadeiras, entre elas: pescaria, correio elegante, barraca do beijo, cadeia, além, é claro, da tradicional dança de quadrilha, que é uma grande brincadeira.
Para quem quer ficar a caráter da festa, o tradicional blush mais acentuado ou as pintinhas feitas com lápis de olho ficam muito fofos e traz um aspecto caipira.
Existe também a opção de uma maquiagem mais artística com desenhos de bandeirinhas no rosto.
Os penteados mais tradicionais das festas juninas são as tranças. Seja a trança única que pega o cabelo todo, uma de cada lado ou até trancinhas para dar um charme em um penteado semi preso.
Para complementar o penteado é possível colocar laços coloridos ou o tradicional chapéu de palha decorado.
Algumas cidades no Brasil tem festa junina grandes, onde as pessoas saem de outras cidades para comparecer, entre elas A Festa Junina de Votorantim, São João de Campina Grande (Paraíba) Bumba-Meu-Boi de São Luís (Maranhão) e algumas festividades em São Paulo e Rio de Janeiro.
Você pode fazer uma festa junina somente pela festividade, ou usar do tema para comemorar algo, como aniversário ou mesversários. Quem diz que você não pode fazer sua festa junina em qualquer época do ano?
E aí, você gosta de festa junina? Me conta aqui nos comentários seu quitute favorito!
Um beijo, e até o próximo post! ❤️