Postado 5 de outubro de 2022 em Fique por dentro, Lifestyle, Moda por Aysha Guimarães
Nas últimas semanas o evento mais significativo de moda aconteceu, os Fashion Weeks de Paris, Milão, Londres e Nova York contaram com a participação de grifes renomadas que se fazem presente a anos como Balenciaga, Chanel, Louis Vuitton, Balmain dentre muitas outras.
As semanas mais importantes do mundo da moda entregaram tudo, desde desfiles com coleções baseadas em Antúrios ou até mesmo Guerra Nuclear. Ficou curioso para saber os momentos icônicos das últimas semanas? Continue aqui e saiba tudo que rolou!
A semana de Nova York rolou de 09 a 14 de setembro e contou com cerca de 30 grifes, sendo uma delas uma coleção em colaboração com um brasileiro. As marcas que marcaram o início de setembro e prometem marcar a primavera/verão 23 foram:
A coleção de primavera da grife Carolina Herrera tem como principal ponto a moda por natureza, sendo sobre o passado, presente e futuro, mesmo que isso não signifique equilibrar a herança da marca e as demandas de modernidade. Desde o primeiro look com uma blusa de algodão listrada em viés marinho e branco com uma saia bola de chinelo floral amarela até o tom de batom que era o mesmo para todas as modelos é pura essência Herrera. “Sinto-me realmente em casa e confortável agora”, disse Gordon , design da grife.
Michael Kors tem com essência a característica mais forte da semana de Nova York, peças que exalam sensualidade e elegância. Combinando a alfaiataria urbana chique Kors fez um link entre a segunda e a terceira fase do feminismo e os dias atuais trazendo um coleção de primavera completamente feminina. Kors também usou a coleção para citar seus ícones de 1970 mas também a si mesmo já que também é uma parte essêncial do léxico da moda americana.
A semana de Londres aconteceu de 16 e 20 de Setembro com alguns designers não tão conhecidos como os da semana de Paris por exemplo. Esta semana nos entregou coleções um tanto quanto diferentonas e maximalistas, que vem com tudo na nova estação.
A UOOYAA é uma das marcas de moda feminina mais bem-sucedidas da China, criada em Xangai em 2013 por Jianxia (Alex) Yin. Sendo uma marca de moda criativa, enigmática e nada convencional sua coleção de primavera nos convida a participar de um mundo de aventuras onde maravilha e o poder colidem sem medo em um mundo que é estranhamente mágico.
Vivienne Westwood começou a desenhar em 1971 junto com Malcolm McLaren em Londres. Considerada a rainha da moda punk por renomear este estilo e lifestyle em 1976 como Seditionaries. A atual coleção foi intitulada Born To Rewild (uma frase incorporada às peças de risca de giz) trazendo uma infinidade de peças de alfaiataria assim representando um novo capítulo nessa preocupação contínua de Westwood.
A Milão Fashion Week aconteceu nos dias 20 a 26 de setembro contando com mais de 62 desfiles, a semana de Milão foi uma das mais aguardas e badaladas deste mês. Grifes mundiais como Prada, Fendi, Ferragamo e Versace fizeram parte deste Fashion Week apresentando coleções promissoras.
Gucci foi a grife responsável por um dos desfiles mais icônicos de toda a temporada! Seu desfile contou com 68 criações apresentadas por 68 pares de gêmeos idênticos. A nova coleção é repleta de alfaiataria, cores e acessórios nenhum pouco tradicionais. O desfile foi encenado simultaneamente com uma divisória que ia do chão ao teto, usada para separar os gêmeos até que os últimos modelos desceram a passarela. Neste momento a divisória repleta de fotos se ergueu revelando os pares de gêmeos idênticos que usavam looks também idênticos.
Donatella Versace e a primavera gótica! O inicio o desfile foi marcado peças pesadas feitas em couro e por looks totalmente all black o que só confirmou a vibe gótica da coleção quando do nada os looks coloridos começam a aparecer em fúcsia elétrico e roxo principesco Antes do grande final, a coleção passou novamente pelo ciclo do preto ao brilhante agora apresentando “noivas” alternativas com vestidos no estilo sexy.
“Sempre amei uma rebelde, uma mulher confiante, inteligente e um pouco diva” – Donatella
A Paris Fashion Week é famosa por trazer marcas históricas da França e dar destaque a elas, como: Chanel, Christian Dior, Louis Vuitton, Balmain e Saint Laurent, mas aqui vamos falar sobre as polêmicas que tomaram os holofotes desta semana. A semana de moda de Paris ocorreu de 26 de Setembro a 04 de Outubro, encerrando a temporada de desfiles no ano de 2022.
E teve nome e criação brasileira SIM! Gustavo Silvestre, brasileiro, recifense, pós graduado em artes manuais entrou para o hall de profissionais de moda mais requisitados e respeitados da moda nacional e internacional após sua collab com o francês Kevin Germanier conhecido por seu trabalho de upcycling. Gustavo conheceu Kevin em um Workshop aqui no Brasil onde pode apresentar seu trabalho em crochê da marca/projeto “Ponto Forte”.
“Nós optamos, em sua maioria por materiais sustentáveis e de reaproveitamento, que é uma marca tanto do Projeto Ponto Firme quanto do trabalho do Kevin Germanier” – Gustavo Silvestre
Jonathan Anderson explorou a a falsidade na natureza para a sua coleção de primavera, trazendo o antúrio que é uma planta venenosa para fazer esse link entre veneno e falsidade. Um antúrio gigante de vidro foi saiu de um buraco no chão na passarela, as modelos saiam de dentro deste buraco com os looks surreais de Jonathan. As coleção foi marcada por vestidos com frentes balanceadas e suspensas em picos de arames que vão até o rosto, por antúrios gigantes em vestidos e também peças em pixel denominadas de Minecraft que é um jogo totalmente pixelizado.
Por último mas jamais menos importante uma das marcas com os looks mais polêmicos, Balenciaga! Os designers desenvolveram uma coleção que de acordo com eles tem o objetivo de nos ajudar a ignorar as tristezas do mundo e comprar nosso desespero frisando também a desigualdade crescente, o retorno do fascismo, a ameaça real de uma guerra nuclear. Demna Gvasalia expôs tudo em seu show pós-apocalíptico que foi envolvido por emoções e modelos cheios de expressão. O desfile ocorreu em uma passarela completamente feita de lama e o ambiente exalava odor cru de decomposição feito sob medida pela colaboradora Sissel Tolaas.
E aí? O que achou da última edição do maior evento de moda do mundo? O Fashion Week tem sua edição todos os anos e com toda certeza é o evento que me deixa mais ansiosa!
Me conta aqui se você também é um apaixonado por moda e amou saber de todos esses desfiles icônicos!
Beijos e até o próximo post. 😘