Cupom: PRIMEIRA12 (Exceto VEJA)

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Fique por dentro / Dos livros para as telas: Veja 10 adaptações

Dos livros para as telas: Veja 10 adaptações

Cada vez mais o mercado audiovisual vem investindo nas adaptações de livros, com um dos intuitos sendo o de contar com uma base já consolidada de fãs. 

Alguns casos como o da Saga Crepúsculo ou Harry Potter dão certo, arrecadando bilhões em bilheteria, já outros casos, como Percy Jackson, acaba desagradando tanto os fãs, que eles até tentam fingir que não aconteceu.

Vem comigo que vou te contar algumas adaptações de sucesso e algumas que ainda não saíram, mas os fãs mal podem esperar!

Adaptações já lançadas

Harry Potter

Quem não conhece o menino que sobreviveu? Harry é uma criança órfã que leva uma vida infeliz com seus tios, os Dursley, na Rua dos Alfeneiros. Então ele recebe uma carta com um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em bruxaria.

Potter encontra um mundo mágico que jamais pensou que existia, vivendo muitas aventuras ao lado de seus dois novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.

Se tem um exemplo de sucesso de adaptação é a história de Harry Potter. Os oito filmes que adaptaram os sete livros de J.K. Rowling arrecadaram mais de 7.7 bilhões de dólares em bilheteria — valor que hoje ultrapassa 39 bilhões de reais — e lançaram ao estrelato Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson como Harry, Rony e Hermione. Hoje conseguimos rever nosso bruxinho favorito na HBO Max.

Visando resgatar o sucesso da franquia, a Warner Bros, investiu na história de Animais Fantásticos, que conta a história do universo de Harry Potter 54 anos antes das tramas dos livros originais. O terceiro filme dessa nova história chegou à tela dos cinemas esse ano e agora pode ser assistido também na HBO Max — assim como seus antecessores.

Crepúsculo

Além dos bruxos, os vampiros também fizeram sucesso nos cinemas do mundo. As bilheterias dos cinco filmes adaptados de quatro livros de Stephenie Meyer arrecadaram mais de 3.3 bilhões de dólares — hoje mais de 16 bilhões de reais.

Nele conhecemos Bella Swan, uma adolescente que após sua mãe casar-se novamente, decide se mudar para a casa do seu pai em Forks, Washington. Lá ela conhece Edward Cullen, um garoto misterioso com um segredo obscuro. Eles se apaixonaram, e, mesmo após descobrir o segredo da família, Bella não desiste e decide enfrentar as consequências de amar um vampiro.

Os filmes que contam com nomes como Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner, como o triângulo amoroso Bella, Edward e Jacob Black, podem ser assistidos em algumas plataformas de streaming, como a Netflix, Amazon Prime, HBO Max e Globoplay. Bora escolher a sua plataforma preferida e maratonar!

Jogos Vorazes

Em um futuro distópico, a região que antigamente era chamada de América do Norte, ficou conhecida como Panem, uma nação totalitarista. Dividida em 12 distritos e a capital, tem a cada ano uma competição chamada de “Jogos Vorazes”, que é parte entretenimento, parte uma brutal retribuição por uma rebelião passada. Cada distrito escolhe dois jovens (um homem e uma mulher) para participar da competição, onde os 24 participantes são forçados a eliminar seus concorrentes, enquanto tudo é televisionado por toda Panem.

Quando Prim Everdeen é selecionada como representante do Distrito 12, sua irmã mais velha, Katniss, se oferece em seu lugar. Então ela e Peeta Mellark — seu colega de distrito escolhido — são colocados em uma disputa contra oponentes aparentemente mais fortes e bem preparados.

A trilogia do romance distópico de Suzanne Collins distribuída em quatro filmes arrecadou mais de 2.3 bilhões de dólares — hoje pouco mais de 11.7 bilhões de reais — e tem no elenco Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson e Liam Hemsworth interpretando Katniss, Peeta e Gale Hawthorne. Assim como Harry Potter, Jogos Vorazes também ganhará um novo filme.

Inspirado no livro de mesmo nome, “A Cantiga de Pássaros e Serpentes” contará a história acontecida 64 anos antes dos eventos do primeiro filme, focando no então jovem Coriolanus Snow — sim, ele mesmo, o tirano presidente de Panem que conhecemos na trilogia original.

Bom dia, Verônica

Saindo das adaptações para filmes e adentrando o mundo das séries, chegamos em Bom dia, Verônica, que recentemente teve sua segunda temporada disponibilizada pela Netflix.

Verônica Torres trabalha como escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo e tem uma rotina de escritório, porém, após um evento em que confronta traumas do passado, toma uma arriscada e importante decisão: usar toda sua habilidade investigativa para ajudar duas mulheres desconhecidas. A primeira foi enganada por um golpista da internet; já a segunda, Janete, é a esposa de Brandão, um policial de alta patente que além de maltratar sua esposa, esconde segredos sombrios.

A obra literária, assinada originalmente sob o pseudônimo de Andrea Kilmore, foi escrita pelos autores de suspense e criminologia Raphael Montes e Ilana Casoy.

A adaptação tem como alguns dos atores Tainá Müller, Camila Morgado, Eduardo Moscovis, Klara Castanho e Reynaldo Gianecchini, contracenando como Verônica, Janete, Brandão, Ângela Cordeiro e Matias Cordeiro.

House of the Dragon – A Casa do Dragão

Quando ainda estava em exibição, Game of Thrones era uma das séries mais comentadas na internet. A adaptação dos livros de George R. R. Martin tinha no elenco nomes de peso, como Emilia Clarke, Jason Momoa e Sophie Turner, interpretando os icônicos Daenerys Targaryen, Khal Drogo e Sansa Stark.

Baseada no livro Fogo & Sangue (do mesmo autor), A Casa do Dragão é um spin-off de GOT que narra a história de conquista das terras de Westeros. Situada 200 anos antes da trama original, acompanhamos a guerra civil que acontece enquanto os meio-irmãos Targaryen, Aegon e Rhaenyra, almejam o trono após a morte do pai Viserys I. Dracarys!

Adaptações aguardadas

É Assim que Acaba

Foto da capa do livro É assim que acaba, da Colleen Hoover.

Um dos livros de maior sucesso da autora de romance dramático Colleen Hoover está em fase de finalização do roteiro do filme. Inclusive, recentemente a autora e o diretor convidaram fãs do romance para ler o roteiro. Bem legal, né?

Na história conhecemos Lily, uma jovem que se mudou de uma pequena cidade do Maine para Boston. Em um terraço da cidade ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso, arrogante, e que, mesmo com uma grande aversão a relacionamentos, se sente muito atraído por ela. Os dois se apaixonam e Lily se vê em um relacionamento turbulento que é longe do que ela esperava.

Curiosidade: a autora recentemente anunciou uma continuação do livro após seis anos de lançamento de “É Assim que Acaba”. A editora Galera Record — mesma do primeiro — já anunciou que trará a continuação, que no Brasil terá o nome de “É Assim que Começa”. Não vejo a hora de ler!

Os Sete Maridos de Evelyn Hugo

Foto da capa do livro Os sete maridos de Evelyn Hugo.

Evelyn Hugo é uma lendária estrela de Hollywood que sempre esteve sob os holofotes, seja estrelando uma produção vencedora do Oscar ou protagonizando algum bafafá na mídia. Agora, prestes a completar oitenta anos e reclusa em seu apartamento, a atriz decide contar a própria história, porém, com uma condição: que Monique Grant, jornalista iniciante e desconhecida, seja a entrevistadora.

Ao embarcar nessa misteriosa história, a jovem repórter começa a perceber que nada é por acaso e que suas trajetórias podem estar profundamente conectadas.

Em março deste ano, a Netflix anunciou a adaptação cinematográfica do livro que já vendeu mais de 1 milhão de cópias no mundo. O roteiro que conta com a colaboração da autora Taylor Jenkins Reid ainda está em fase inicial, sem previsão de elenco e data de lançamento.

Percy Jackson

Foto da saga de livros Percy Jackson.

Depois da desastrosa primeira adaptação, os fãs terão a oportunidade de ver novamente seus personagens preferidos nas telinhas. A Disney+ está produzindo uma série da história de Rick Riordan e já conta com os atores Walker Scobell como Percy, Leah Jeffriese como Annabeth Chase e Aryan Simhadri como Grover Underwood.

Na produção, vamos ver a vida do adolescente Percy Jackson tornar-se bem mais complicada quando ele descobre que é filho do deus grego Poseidon. Em um campo de treinamento para filhos dessas divindades, o “acampamento Meio-Sangue”, Percy aprende a tirar proveito dos poderes herdados do pai, além de se preparar para a maior aventura de sua vida.

A Vida Invisível de Addie Larue

Foto da capa do livro A vida invisível de Addie Larue.

Já imaginou ser esquecida por qualquer pessoa que conheceu? É isso que acontece com Adeline, que vê sua vida mudar radicalmente após tomar uma decisão impulsiva.

Na obra de V.E. Schwab, conhecemos a jovem em um momento de desespero, que, ao se deparar com um estranho, firma um pacto com ele. Ao se dar conta dos termos da sua barganha — viver para sempre e ser esquecida por todos — Addie decide fugir da sua cidade natal.

Com sonhos a serem realizados e experiência a serem vividas, ela se aventura sob o manto da solidão e do anonimato. Até que 300 anos depois, em uma livraria, o inesperado acontece: Addie esbarra em um rapaz que anuncia cinco palavras que podem mudar sua vida: eu me lembro de você.

Perdida

Foto da capa do livro Perdida, de Carina Rissi.

Após comprar um celular novo, Sofia, que ama sua vida moderna em uma metrópole, vai parar no século 19 e é acolhida pela família Clarke. Com a ajuda de um jovem chamado Ian, ela tenta desvendar o mistério que se envolveu e voltar para casa. Entretanto, tem um problema: seu coração já escolheu outro lar.

O livro de Carina Rissi já tem Giovanna Grigio (conhecida por Chiquititas e a nova versão de Rebelde) e Bruno Montaleone (De volta aos 15) confirmados como protagonistas.

Bônus

Não é de hoje que vemos adaptações de quadrinhos para filmes, séries ou desenhos. Os universos Marvel e DC estão aí para provar, não é mesmo?

Recentemente, a série Heartstopper também foi adaptada dos quadrinhos e fez o maior sucesso, tendo a segunda e terceira temporadas confirmadas pela Netflix.

Muita coisa boa pra gente assistir e ler, né? Me conta nos comentários qual a sua adaptação preferida e qual você não vê a hora de estrear. Confesso que eu tô bem curiosa com a série de Percy Jackson!

Um beijo e até o próximo post! ♥