Cupom: PRIMEIRA12 (Exceto VEJA)

Lojas
Físicas

Programa
Love Points

Blog Home / Beleza / Dicas para skincare na gravidez

Dicas para skincare na gravidez

foto - mulher grávida fazendo skincare

Você sabe o que é skincare? O termo vem do inglês e significa cuidados com a pele, mais especificamente quando falamos da nossa pele do rosto.

A mudança hormonal pode aumentar o aparecimento de acne na gravidez — mesmo para quem não costuma ter — e de melasma. O fluxo sanguíneo da futura mamãe aumenta e com isso a oleosidade natural da pele aumenta também.

A skincare durante a gravidez pode ajudar a reduzir a aparição da acne, do melasma e das estrias. Os passos são basicamente os mesmos do que os das não gestantes, mas precisa de uma atenção maior à composição porque alguns ativos podem ser absorvidos pela pele e serem nocivos ao bebê.

foto - hidratando a barriga
Reprodução

Quais as etapas da skincare?

Para quem quer fazer skincare mas não tem muita paciência ou muito tempo, é possível fazer com apenas três passos: limpar, hidratar e proteger.

3 Principais passos da skincare

1- Limpeza

foto - mulher lavando o rosto

A primeira etapa é a limpeza da pele, seja com um sabonete específico para isso ou um cleansing oil — produto similar ao sabonete facial, mas que não tira a oleosidade natural da pele.

2- Hidratação

foto - mulher fazendo hidratação no rosto

O segundo passo é hidratar o rosto. Sim, mesmo que sua pele seja oleosa ela precisa de hidratação, ou seu rosto vai ficar cada vez mais oleoso para compensar a hidratação que você está tirando e não colocando de volta nele.

3- Proteção

foto - 3 dedos de protetor solar

O último passo é igualmente importante, e sim, estamos falando do protetor solar. O ideal é que ele seja pelo menos fator 50 e sejam passados três dedos, dois no rosto e um no pescoço, além de reaplicar pelo menos duas vezes ao dia. E não esqueça, mesmo em dias nublados ou dentro de casa é preciso usar o protetor solar durante o dia, pois os raios solares ultrapassam as nuvens e entram pela janela.

Atenção: esse passo deve ser feito somente durante o dia.

Esses são os passos básicos para fazer skincare, porém é possível inserir outros de acordo com a demanda como já contamos aqui.

Grávida pode fazer limpeza de pele?

Sim, porém é mais recomendado para mulheres que já tenham o costume de realizar o procedimento antes da gravidez, pois é um procedimento que pode ser desconfortável ou até causar um pouco de dor, estressando assim a mãe que não está acostumada e consequentemente o bebê.

É preciso também atenção redobrada na escolha dos produtos. O ideal é usar produtos menos agressivos, feitos especialmente para peles sensíveis, já que durante a gestação a pele costuma ficar mais sensível.

foto - mulher gravida fazendo limpeza de pele
Reprodução

Grávida pode usar ácido hialurônico?

Sim. A máscara hidratante com ácido hialurônico evita o envelhecimento da pele, além de ter alto poder de hidratação. Ele é um ativo suave que não causa irritação e traz inúmeros benefícios para a pele.

Durante a gravidez é importante cuidar não só da pele do rosto, mas do corpo inteiro — principalmente seios e barriga — pois nesta fase tende a aumentar o aparecimento de estrias e melasma. É importante usar bastante protetor solar, hidratantes e se expor o mínimo possível ao sol.

Principais ativos permitidos na skincare durante a gravidez

Protetor solar: o protetor solar é um item “obrigatório” para grávidas, não grávidas, homens e mulheres que querem envelhecer bem e também evitar o câncer de pele. 

Glicerina: ativo que hidrata e protege a barreira protetora da pele.

Óleo de amêndoas, manteiga de karité e óleos vegetais: traz basicamente os mesmos benefícios que é hidratar a pele, porém, por ser mais oleoso, tende a ser mais potente e permanecer mais tempo na pele.

Barriga de mulher grávida com um sorrido desenhado de creme.
ID:39059968

O que não usar na skincare durante a gravidez

Ureia: a ureia aumenta a capacidade de penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à gestante e ao bebê.

Ácido retinóico e salicílico: durante a gestação a pele tende a ficar mais reativa, e qualquer estímulo irritativo tende a aumentar a dilatação dos vasos, além de ser teratogênico — agente que durante a vida embrionária, leva a alteração na estrutura ou função do embrião.

O ideal é você não deixar os seus produtos de skincare no banheiro, já que a temperatura fica variando e tem muita umidade por conta do uso do chuveiro. Procure deixar sempre em uma nécessaire e levar no banheiro só quando for usar. As da Kipling são perfeitas!


Um adendo importante que não podemos deixar de falar é que em qualquer dúvida você deve consultar sempre o médico que está acompanhando seu pré-natal ou um dermatologista. Ninguém melhor do que eles para falar o que você deve ou não usar nessa fase tão importante.

Um beijo, e até o próximo post!