Postado 11 de abril de 2023 em Fique por dentro, Lifestyle, Moda por Janaine Bagatini
Basta um curto passeio pelas ruas de Seul, capital da Coreia do Sul, para perceber que o senso de moda é muito presente no país. Lá, o streetwear é muito forte, e as pessoas, sejam homens, mulheres ou crianças, usam roupas cuidadosamente selecionadas que apresentam ousadia e equilíbrio.
Durante muito tempo, a Coreia do Sul priorizou a produção de moda acessível e de rápida circulação. No entanto, essa realidade vem mudando à medida que o país se dedica a promover seus designers de moda e torná-los conhecidos em escala internacional.
A moda coreana evoluiu rapidamente, e as sementes da influência global na moda foram plantadas com o crescimento da tendência chamada “hallyu” ou “onda coreana”, que dominou o mundo.
Essa onda está sendo impulsionada principalmente pelo pop, ou melhor, pelo k-pop e pelos k-dramas (séries coreanas). K-pop é uma abreviação para korean pop, uma mistura de diversos gêneros musicais, como pop, hip-hop e eletrônico.
O hallyu surgiu como um apelido dado pela mídia para representar os esforços da Coreia do Sul em reviver e exportar sua cultura após anos de ditadura militar que se encerrou no final dos anos 1980. Com o objetivo de fortalecer a identidade nacional e investir em infraestrutura e recursos, a Coreia do Sul utilizou os holofotes voltados para sua cultura popular. As áreas mais exploradas são a televisão, a música, o cinema, a indústria da beleza e a moda.
Esse último item ganhou ainda mais força nos últimos anos. Cada vez mais, a moda coreana está impactando o mundo todo – indo muito além do sudeste asiático. Se você deseja saber mais sobre o impacto cultural da Coreia e do k-pop nas tendências e estilos do mundo todo, vem comigo!
A menos que você não esteja nas redes sociais, provavelmente já ouviu falar sobre grupos de k-pop, certo? BTS, Blackpink, EXO, NewJeans, Twice, Red Velvet e Stray Kids são alguns dos grupos que estão em evidência no mundo todo.
A popularidade do K-pop está crescendo rapidamente. De acordo com o Spotify, só no Brasil, entre janeiro e agosto de 2022, o número de streams da playlist K-pop ON!, que é diariamente atualizada com os principais lançamentos dos artistas do K-pop, aumentou em impressionantes 36%.
Os artistas dos grupos de k-pop, mais comumente conhecidos como “Idols”, estão se destacando não apenas na música, mas também na moda, conquistando uma enorme e poderosa base de fãs.
Ao perceber o grande poder de influência dos Idols juntamente com sua base de fãs leais, o setor de luxo decidiu abraçá-los, tornando muitos deles embaixadores de suas marcas. Os maiores astros do k-pop são frequentemente envolvidos em campanhas publicitárias, desfiles de moda e outras ações de marketing, o que tem ampliado o alcance global das marcas envolvidas. Afinal, o fenômeno do k-pop é verdadeiramente global e transcende fronteiras.
Confira abaixo algumas das grandes parcerias entre grifes e artistas asiáticos:
Jung Kook, do BTS, para Calvin Klein.
Jennie, do Blackpink, para Chanel.
Hanni, do NewJeans, para Gucci.
Jisoo, do Blackpink, para Dior.
Jackson Wang, do Got7, para Louis Vuitton.
Não existe um estilo único no k-pop: cada artista tem sua personalidade e seu jeito de se expressar. Além disso, a maioria dos artistas têm personal stylists responsáveis por montar suas composições para eventos e para a gravação de MVs (music videos), como são chamados os videoclipes de k-pop.
Pensando nisso, trouxe alguns dos idols mais populares e selecionei seus looks de destaque para você se inspirar. Vamos nessa?
A Jennie é uma das idols femininas mais famosas do mundo e é considerada uma criadora de tendências da Coreia do Sul. A vocalista do Blackpink tem um senso de estilo impecável – dá vontade de “roubar” todos os looks!
A tendência dos chunky sneakers (tênis robustos) já existe há algum tempo e aparentemente não vai embora tão cedo. Nesse look, Jennie combina o tênis com um conjunto de agasalhos, um cachecol e um boné – esse último acessório é marca registrada nos looks dos coreanos.
Chunky Sneakers para você escolher:
No dia a dia, Jennie costuma usar roupas mais largas e confortáveis, mas sempre com um toque de estilo e informação de moda. Já nos shows, usa combinações super femininas, com looks compostos por corsets e saias volumosas. Além disso, após se tornar embaixadora da Chanel, a cantora do grupo de k-pop feminino foi vista muitas vezes usando peças feitas com o tecido tweed.
Hwasa é a integrante mais jovem do grupo sul-coreano Mamamoo, que é conhecido pelas vozes potentes das suas vocalistas e por não seguir padrões coreanos de estética e beleza. No estilo, Hwasa não é diferente: ela faz questão de evidenciar suas curvas (o que não está dentro do padrão coreano), segue um estilo naturalmente sexy e ao mesmo tempo casual, com muito moletom, jeans, suéters grandes e camisetas.
A rapper, dançarina e cantora nascida na Tailândia também é muito conhecida na Coreia do Sul e no mundo por seu estilo impecável. Lisa do Blackpink já declarou em algumas entrevistas que ama usar a liberdade e a criatividade para ousar em suas produções. Ela geralmente investe em uma abordagem retrô em seus looks e usa diversos truques de estilo que fazem a diferença nas composições – e que queremos roubar já!
Outra marca registrada no estilo de Lisa é a constante mudança de corte e cor de cabelo, o que demonstra toda a atitude e irreverência da artista.
Na maioria dos looks publicados em seu Instagram Lisa está usando bolsas pequenas e de alça longa (que ela geralmente usa no ombro, ao invés de usar na tranversal).
Separei alguns modelos para você escolher:
So-yeon é cantora, rapper, dançarina e líder do grupo (G)idle. Com performances de destaque e personalidade forte e contagiante, ela investe em um estilo que tem tudo a ver com seu jeito de ser. Seu estilo é como descontraído, chique e com muitas referências urbanas e peças largas.
Seulgi é a principal dançarina do Red Velvet e dona de looks com várias referências do streetwear. A idol não tem medo de ousar, e por isso é constantemente elogiada por seu senso de moda. Seus looks casuais são a mistura perfeita do elegante, do esportivo e do esteticamente agradável.
No k-pop, assim como acontece com as meninas, o estilo dos meninos não segue um padrão único, mas sim as suas preferências e referências individuais. Apesar disso, algumas características são marcantes, especialmente para quem está acostumado com a cultura ocidental.
Um dos aspectos mais marcantes da moda k-pop é a quebra dos padrões de gênero nas roupas. Assim como as meninas usam peças largas, bonés e outros itens que têm maior protagonismo no guarda-roupa masculino por aqui, os meninos também usam peças de roupas que costumam ser mais direcionadas ao público feminino aqui no ocidente, como peças de cor rosa, com estampas fofinhas, etc.
Outra característica marcante é o uso de maquiagem, algo pouco comum para os homens no ocidente. Maquiar-se é tão rotineiro para os idols masculinos quanto para a maioria das mulheres. É comum ver olhos esfumados e lábios brilhantes nos videoclipes e apresentações. Além disso, os homens coreanos são os que mais investem em produtos de beleza no mundo.
Por último, os cabelos coloridos são uma das marcas registradas do estilo dos idols. Eles estão sempre mudando de cor, o que é bastante comum no k-pop em geral.
Com relação às peças de roupa, os meninos também se inspiram muito no streetwear. Peças largas, esportivas e muito moletom fazem parte das composições. Nos pés, um tênis se tornou o queridinho dos Idols: o Converse. Se você acompanha os idols, provavelmente já viu um tênis da marca nos vídeos de dance practice do seu grupo de k-pop favorito. Inclusive, tem um modelo que até ganhou o apelido de “tênis de k-pop“: o Tênis Converse Run Star Hike Hi.
Tênis Converse para você escolher:
Então, gostou de conhecer mais sobre o estilo dos idols e moda coreana em geral? Qual das idols femininas citadas no texto tem o estilo que mais agrada você? Me conta nos comentários, vou adorar saber!
Beijos e até o próximo post. <3