Postado 27 de maio de 2022 em Fique por dentro, Moda, Tá rolando na loja por Aysha Guimarães
Muitas pessoas ainda sentem dificuldade na hora de montar um look com cores, o círculo cromático tem sido uma ferramenta muito útil na hora de escolher o que usar e como usar. Se você é uma pessoa que ainda tem medo de ousar nas cores, continue aqui para ler dicas incríveis.
O Círculo Cromático é um um método usado para entender a melhor combinação de cores para determinado momento. Ele é uma representação das 12 cores captáveis por olhos humanos, dividido em três cores primárias, três secundárias e seis terciárias. O primeiro Círculo Cromático datado foi criado em 1665 e 1666 por Isaac Newton.
Ao usar o círculo cromático devemos levar em consideração as quatro leis de harmonização:
As cores complementares são cores com contraste que são opostas dentro do círculo como por exemplo vermelho e verde, azul e laranja e roxo e amarelo.
As cores complementares decompostas são definidas por um conjunto de três cores chamada de tríade em formato de triângulo. Uma dica, nesses casos é usar uma das três cores como a cor principal e as outras duas distribuídas no look em acessórios ou calçados. Um exemplo de tríade é vermelho, azul e verde.
Cores Análogas são cores lado a lado no Círculo Cromático, podendo ser duas ou três dependendo da sua criatividade e proposta de look. Temos como exemplo a combinação de vermelho, pink e vermelho alaranjado ou rosa e vermelho.
É uma das combinações favoritas na hora de compor um look, podendo ser formada por apenas uma cor do círculo cromático, onde podemos usar todo o look em um só tom ou em tom sobre tom da mesma cor criando o efeito de camadas de cor.
É sempre bom lembrar que buscar a harmonia é importantíssimo em todo esse processo para que nosso look não caia no exagero ou até mesmo na monotonia.
Agora não tem desculpas para não arriscar em um look com cores né? Mas me conta, qual combinação você já quer testar?
Beijos, até logo!