Postado 3 de março de 2023 em Fique por dentro, Lifestyle, Moda por Janaine Bagatini
Se você está atento às principais tendências de moda, provavelmente já ouviu falar das big red boots da MSCHF, certo? A bota vermelha viralizou na internet devido à aparência robusta e à referência ao anime Astro Boy, no qual o personagem principal usa botas similares ao modelo da MSCHF.
A peça é feita de borracha TPU e espuma EVA na parte interna, e está à venda por $ 350 no site oficial da marca. No Brasil, está saindo por R$ 11.000 e R$ 15.000.
Apesar de ser polêmica, a bota vermelha de cano alto MSCHF Shoes chamou a atenção dos fashionistas e se tornou um objeto de desejo de muitas pessoas. Mas por que será que, mesmo dividindo opiniões, ela está fazendo tanto sucesso? Neste texto você vai descobrir. Vamos lá?
Segundo a MSCHF, as big red boots são “botas cartoon para um mundo 3D cool”. A ideia é justamente brincar com a ideia de ela ter vindo diretamente de um desenho animado para o mundo real.
Ainda que não tenha sido vendida fazendo referência ao anime Astro Boy (por direitos autorais), é impossível não relacionar o modelo à animação.
Astro Boy é uma adaptação de um mangá de Osamu Tezuka produzido em abril de 1952. Foi a primeira série animada exibida no Japão, e por isso se tornou uma referência na área.
A bota que está fazendo barulho mundo afora tem cabedal robusto, cano alto e punho arredondado. O modelo é polêmico – e, aparentemente, chamar atenção é exatamente o objetivo dos criadores.
A MSCHF (com pronúncia “mischief”, abreviação para Miscellaneous Mischief) é um hub criativo americano com sede em Brooklyn, Nova York. A MSCHF já criou diversas obras de arte, que vão desde plug-ins de navegador até tênis.
Um dos destaques foi o Satan shoes, em parceria com Lil Nas X, que também foi muito polêmico na época do seu lançamento. O modelo de tênis exclusivo teve apenas 666 pares vendidos, que esgotaram em apenas um minuto.
O tênis preto e vermelho foi lançado como estratégia de divulgação da música Montero (Call me by your name) do rapper.
Na bio do Instagram da marca, há apenas a frase “não nos siga”, o que mostra toda a irreverência da MSCHF. Apesar de utilizarmos o termo “marca” na verdade a MSCHF é uma empresa difícil de definir. Basicamente, é um coletivo responsável pelo desenvolvimento de produtos altamente viralizáveis e super criativos, que são destaque na arte, na moda e até mesmo na música mundiais.
A bota foi criada com foco no público sneakerhead (público formado na maior parte por jovens do sexo masculino que têm apreciação por tênis), mas também ganhou a admiração de pessoas que não são desse lifestyle.
Muito famosos já usaram a bota vermelha, e inclusive postaram fotos com ela nas redes sociais. Isso também contribuiu para que muitos memes fossem criados e compartilhados no Twitter, Instagram e TikTok.
Então, o que você achou dessa proposta? Apesar de dividir opiniões, ninguém pode negar que a proposta da MSCHF Shoes foi revolucionária por trazer ao mercado um calçado diferente e que quebra paradigmas.
E você, usaria uma big red boot? Teria coragem de usar um look com big red boot? Me conta nos comentários!